Veja a diferença de hierarquia nas agências de publicidade
Por mais que já tenham explicado em faculdades sempre surge essa dúvida. E, se bobear, até os profissionais de criação ainda se confundam.
Se esta é a sua dúvida também, não se preocupe, você não será o único. Separei este artigo com a finalidade de esclarecer, de uma vez por todas, essa questão sobre a diferença entre diretor de arte e diretor de criação.
A palavra “diretor”, se você procurar no dicionário irá se deparar com a seguinte definição: “indivíduo com funções dirigentes, que administra e regula etapas, processos e pessoas”. E o que isso tem a ver com arte? Calma, irá entender melhor. Continue a leitura desse artigo.
O diretor de criação é o profissional que conceitua campanhas e garante que sua equipe entregue projetos certeiros. A posição é destinada a quem tem anos de experiência e capacidade de, além de gerenciar equipes, garantir que eles tenham comprometimento, produtividade e qualidade de atuação.
Tem o desafio receber as solicitações do Atendimento e então encaminhar uma ideia pronta para a equipe de criação. Está presente acompanhando e influenciando todas as fases do trabalho. Após conceituar a campanha, direciona o fluxo de trabalho junto a redatores e ‘designers. Também é de responsabilidade do diretor de criação a aprovação dos layouts apresentados pela equipe de criação.
No caso das agências de publicidade, o diretor de arte é quem coloca “a mão na massa”, dá a diretriz da arte. É o diretor de arte quem construí o layout das peças publicitárias com o redator a serem aprovadas, posteriormente pelo diretor de criação. Desta parceria entre redator e diretor de arte surgiu o termo “dupla de criação”. E levaram tão a sério, que no métier é muito comum um chamar o outro de minha “dupla” ou “meu dupla”. Esse processo se modifica se houver um designer gráfico na agência, será este que irá criar os layouts, mexer com os softwares necessários, tudo sob a supervisão e direcionamento de um diretor de arte.
Se você for um profissional freelancer pode utilizar o título de designer gráfico, mesmo tendo trabalhado em agência. Isso não diminui sua qualidade profissional. Quer ver? Clique aqui e dê uma olhada em meus trabalhos como designer gráfico ao longo desses anos como freelancer.